Não. O pinhão deve ser do mesmo módulo e precisão da cremalheira. As cremalheiras helicoidais com direção da hélice direita, deve-se utilizar pinhão de hélice esquerda e vice-versa, assim será póssível a montagem do conjunto.
A cremalheira é um barramento em aço com dentes alinhados retos ou em ângulo. O conjunto engrenagem (pinhão) e cremalheira se movimentam transformando movimentação rotativa em linear.
O conjunto cremalheira e engrenagem (pinhão) assim como o conjunto fuso de esfera e porca, servem para tracionar o sistema de movimentação linear (guias) de aplicações coordenadas automaziadas de precisão.
As cremalheiras de dentes helicoidais trabalham em ângulo e oferecem um menor ruído, maior capacidade de carga em relação a uma cremalheira de dente reto de mesmo módulo e melhor precisão, isso ocorre devido a montagem pinhão-cremalheira terem maior área de contato entre os dentes. Em aplicações onde precisão de posicionamento for necessário, o mais indicado será a cremalheira conjunto helicoidal.
Para saber qual a hora de trocar o conjunto, será quando notar desgaste e danos nos dentes, ou quando o conjunto não estiver mais entregando a precisão daquela determinada classe.